Invest in the Countryside of Portugal

o portal da ruralidade contemporânea

Seia, no sopé da grande serra

No sopé ocidental da Serra da Estrela, Seia está no coração de uma área de grande beleza natural, delineada pela mais alta cadeia montanhosa de Portugal, a Serra da Estrela.
Com ocupação desde a pré-história, a mais de 500 metros de altitude, o local foi conquistado aos muçulmanos por Fernando Magno, no início do século XI. Desde as primeiras ocupações que a pastorícia e o fabrico de queijo se tornaram atividades importantes para os seus habitantes.

Seia é hoje um concelho de montanha, rico em tradições, artesanato e gastronomia. A ampla oferta de atividades turísticas e a sua localização privilegiada na rede rodoviária, definem Seia como o ponto de partida para a descoberta não só do concelho, mas de toda a Região de Turismo da Serra da Estrela. Parte significativa do concelho situa-se dentro dos limites do Parque Natural da Serra da Estrela, sendo por isso um espaço singular e de enorme beleza, possuindo um património biogenético, cultural e paisagístico, únicos no país. Percursos pedestres e trilhos, observação de aves, caça, património e beleza natural, são motivos mais do que suficientes para partir à descoberta do município de Seia. Ideal para quem gosta de contemplar a natureza ou, pelo contrário, praticar um turismo ativo, possui condições para assumir um papel relevante nos setores do turismo de montanha e de natureza, que se constituem como a principal marca do concelho e de grande atração turística. A gastronomia, a cultura, as tradições, as Aldeias de Montanha e os produtos endógenos como o pão, o vinho, o mel, o cabrito, os enchidos e o queijo são elementos identificadores de um território único e deslumbrante por natureza.