Invest in the Countryside of Portugal

o portal da ruralidade contemporânea

Serpa, da riqueza gastronómica ao património imaterial

A qualidade de vida, a atividade cultural, as boas infra-estruturas, as tradições, o património e a gastronomia são alguns dos pontos fortes e fatores de atratividade do município de Serpa. Com forte potencial de crescimento, o município aposta no turismo, na sustentabilidade, na agricultura biológica e na industria-agroalimentar.
Serpa é ainda um concelho de grande tradição cultural, onde se destaca o Cante Alentejano, recentemente classificado como Património Imaterial da Humanidade. Assistir a um grupo de homens a cantar da forma como o fazem no Alentejo é motivo mais que suficiente para descobrir Serpa e percorrer o Roteiro do Cante, que possibilita não só assistir a alguns ensaios como participar em programas mais abrangentes em interligação com a gastronomia local.
Rico igualmente em património natural e histórico, vale a pena desfrutar no município de Serpa da natureza através dos vários percursos existentes. De referir que está em construção um grande percurso pedonal chamado de passadiços do Pulo do Lobo e que será uma boa surpresa para quem visitar o concelho.
Serpa situa-se no Baixo Alentejo, no distrito de Beja, e o município é construído por sete freguesias - Brinches, Pias, S. Salvador, Santa Maria, Vale de Vargo, Vila Nova de S. Bento e Vila Verde de Ficalho. No que toca a recursos naturais, embora sendo a agricultura e setores complementares a principal atividade, distinguir-se na margem esquerda do Guadiana três regiões mineiras. A primeira, abrangendo as serras de Ficalho, Adiça e Preguiça, integra minas de ferro, cobre, zinco e galenas argentíferas; a segunda, na região de Barrancos, compreende minas de cobre; a terceira, situada entre Mértola e o rio Chança, enquadra minas de chumbo, cobre e manganês.
A grande mudança proporcionada pelo regadio de Alqueva, está a transformar os projetos de agricultura local no sentido da promoção da agricultura biológica. O município de Serpa é ainda impulsionador do recém-criado Centro de competências da Agricultura Biológica e dos Produtos em modo de Produção Biológico. Outra área com enorme potencial é o turismo, associado muito ao património arquitetónico e ao ambiente e, claro, ao cante Alentejano. A produção de queijo, a sua excelência e reconhecimento é outra das atratividades do concelho, sem esquecer claro a saborosa gastronomia local.