Invest in the Countryside of Portugal

o portal da ruralidade contemporânea

Alfândega da Fé, lugar de fé e de tradições

Há um lugar que convida à descoberta e desperta os sentidos, pelas cores, pelos cheiros, pelos sabores, pelo trato amável e hospitalidade das suas gentes. Esse lugar é Alfândega da Fé.
Como o próprio nome indica um local calmo e hospitaleiro a convidar a uma estada prolongada. Assim o descreveram os Árabes quando no séc. VIII lhe atribuíram a designação de Alfandagh. Mais tarde, as lutas pela reconquista Cristã da península acrescentaram-lhe a palavra Fé. Assim nasce o atual toponímico da vila e sede de um concelho, que sempre teve na Serra de Bornes, Vale da Vilariça e Rio Sabor os seus elementos de referência.
Situado na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, no distrito de Bragança, o concelho de Alfândega da Fé estende-se ao longo de 310 Km2 e tem como limites os concelhos de Macedo de Cavaleiros, de Mirandela, de Torre de Moncorvo, de Vila Flor, de Mogadouro, a Serra de Bornes, os vales da Vilariça e Sabor e o planalto de Castro Vicente.
Alfândega da Fé encontra-se envolvida numa grande diversidade de microclimas, oferecendo aos visitantes deslumbrantes paisagens, ainda fortemente marcadas pela componente agrícola, nomeadamente a produção de castanha, azeite, amêndoa e cereja, sendo esta última considerada ex-líbris do concelho.
Alfândega da Fé possui património histórico e arquitetónico e locais dignos de interesse, como a Igreja Matriz de Sambade (século XVIII), a Capela de São Bernardino, a Capela de Nossa Senhora de Jerusalém, o Santuário dos Cerejais e diversas casas brasonadas. Na sede do concelho merecem destaque a Torre do Relógio, o Portal da Casa dos Távoras, a Capela da Misericórdia, a Capela de S. Sebastião e a Capela dos Ferreiras. Destacam-se, ainda, a Pedra de Ridevides (arte rupestre, em Santa justa) e a Rota dos Frescos da Fé. As tradições, sobretudo as ligadas ao mundo rural e à religiosidade estão bem presentes no dia-a-dia da população.
É assim a Fé de Alfândega, onde o passado espreita a cada canto e o presente se molda com a determinação e vontade de todos os que fazem deste território um lugar único para viver e visitar.
Localizado na Terra Quente Transmontana, Alfândega da Fé é um território a descobrir.