Invest in the Countryside of Portugal

o portal da ruralidade contemporânea

Coruche, capital da cortiça

O concelho de Coruche é abundante em recursos naturais e o vale do rio Sorraia proporciona uma agricultura diversa e muito produtiva. Dividido em seis freguesias – Biscainho; Branca; União de freguesias Coruche, Fajarda e Erra; Couço; Santana do Mato; e São José da Lamarosa – e uma extensão territorial de 1.115,72 km2, é o concelho mais extenso do distrito de Santarém e o 10º a nível nacional.
O montado de sobro é um elemento marcante da paisagem coruchense, abrangendo cerca de 50% da área do concelho e constituindo a maior mancha contínua de montado de sobro do país. A sua influência repercute-se no perfil produtivo de Coruche, que apresenta uma forte incidência nas atividades industriais relacionadas com a extração e transformação de cortiça.
Próximo da capital, com boa rede viária, Coruche estabeleceu como meta prioritária a promoção da atratividade empresarial, através do reforço da fixação de novas iniciativas empresariais como fator potenciador de competitividade e de afirmação do território no sistema económico regional.
Coruche é um concelho que tem como lema de desenvolvimento “Investir e Trabalhar”, num contexto dinâmico, gerador de oportunidades de emprego, indutor de empreendedorismo e com capacidade de captação de investimento, que facilite a instalação rápida de unidades empresariais e conceda aos atores locais e empresariais, instrumentos de afirmação de competitividade empresarial. Por isso criou o “CORUCHE EMPREENDE – Núcleo de Inovação e Empreendedorismo”, uma  infraestrutura de incubação de empresas destinada a estimular a capacidade criativa e empreendedora e modernizar o tecido empresarial no concelho e na região, em parceria com a NERSANT e com o INIAV. A criação do Parque Industrial do Sorraia, com 95 lotes, permite aos empresários e investidores usufruir de um parque industrial e empresarial com as condições ideais para a implantação de novos projetos.
Coruche um concelho de longa tradição virado para o futuro.