Invest in the Countryside of Portugal

o portal da ruralidade contemporânea

Penacova, um concelho verde por natureza

O concelho de Penacova, rodeado por uma manha verde invejável, foi bafejado pela natureza. Pulmão da região centro de Portugal, 70% é ocupado por floresta. Penacova beneficia de uma localização estratégica privilegiada. Quer em vias de comunicação rodoviária, é atravessado pelo IP3, um importante eixo de mobilidade nacional e internacional. Adicionalmente, Penacova encontra-se rodeada por uma rede de cidades policêntricas e beneficia da proximidade com a cidade e capital de distrito Coimbra, nomeadamente ao nível de instituições de conhecimento e promoção do empreendedorismo, como por exemplo a Universidade de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes.
A principal mais-valia de Penacova é a sua posição geográfica. Se dentro do concelho as pessoas podem usufruir de um estilo de vida mais calmo, e de uma qualidade de vida superior, por outro lado as empresas estão encostadas ao eixo rodoviário mais importante de exportação de mercadorias para a Europa – o IP3, a escassos dez minutos do nó da A1, e a 45 minutos do Porto de Aveiro.
Penacova caracteriza-se também por ser um concelho amigo das empresas, com estratégicas e regime fiscal - de interioridade e sem derrama -  e um gabinete municipal dedicado a apoiar as empresas. A proximidade à Universidade de Coimbra, Politécnico de Coimbra, e outras entidades do Ensino Superior localizadas na região, asseguram mão-de-obra muito qualificada.
Penacova é um concelho com muito património natural preservado, algo que tem sido alvo de uma constante manutenção e preservação. Destaque para o Mosteiro de Lorvão.
Na agricultura, o concelho distingue-se pela produção de frutos vermelhos, kiwis, cogumelos, entre outros. A empresa Água das Caldas de Penacova é hoje uma das principais empresas de Penacova e que valoriza um recurso endógeno local, a água.
Para conhecer Penacova é preciso chegar e perder-se entre vales, respirar o ar puro da serra e do rio, deixar o verde da paisagem invadir os sentidos. É assim Penacova, terra de rios e ribeiras, miradouros e penedos, de moinhos e azenhas, de vento e água.
Descobrir Penacova é, sem dúvida, saber onde vive a natureza.